Postado em 03.02.10 em Saúde e Doença por Míriam Zaidan

Visão holística do Homem

Visão holística do Homem

O humanismo caracteriza-se pela visão do indivíduo, são ou enfermo ,  de modo integral, a chamada visão holística do homem.

A palavra holístico vem do grego (holon)  e significa “ o  todo” e expressa o movimento de superação da divisão da natureza em partes mecanicamente integradas, promovida ao excesso pela visão cartesiana de mundo.

A ciência contemporânea está dividida em duas vertentes, uma materialista que considera apenas as evidências mensuradas e palpáveis também denominada física clássica e outra espiritualista, onde são admitidos a utilização de termos como a “alma” e aspectos relacionados à  física quântica.

A física moderna confirma uma das ideias básicas da humanidade, a de que todos os conceitos que utilizamos para descrever a natureza são limitados, e não são características da realidade, como tendemos a acreditar, mas criações da mente.

Quando falamos em alma, significa que mesmo não conseguindo provar sua existência com uso de aparelhos ou similares, cada mente ao formular seus pensamentos consegue de alguma maneira identificar como sendo parte ou sua  própria essência.

A utilização das expressões gregas soma e psique, designando o que chamamos de corpo e alma, foram pela primeira vez utilizadas por Anaxágoras (500-428 ªC.), que as considerou como partes distintas, introduzindo uma concepção dualista do ser humano. A concepção dualista foi referendada por Platão e predominou ao longo de quase dois milênios, sob a influência religiosa de Santo Tomás de Aquino e filosófica de René Descartes, o denominado pensamento cartesiano.

O corpo (soma) pode ser definido como aquela parte de nós que pode ser vista e tocada e à qual podemos ver ou tocar nas outras pessoas. A psique (alma), ou espírito ou, para alguns, a mente – seria a parte invisível e intocável, mas que sabemos que existe, através de nossos sentimentos, desejos, pensamentos, sonhos, etc.

Nos treinamentos realizados com os eletricistas coloco a seguinte questão:   Alguém já viu algum elétron na corrente elétrica?

O ar que respiramos conseguimos enxergar?

Conseguimos enxergar nossos pensamentos ou de outras pessoas?

Portanto, não podemos nos basear apenas no que enxergamos e sim no que percebemos.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Míriam Zaidan é psicoterapeuta em abordagem humanista com especialização em Medicina Comportamental pela Universidade Federal de São Paulo. Autora do livro "Psicologia Aplicada em Segurança do Trabalho" (Destaque nos Aspectos Comportamentais e Trabalho em Equipe da NR-10). Pioneira no Brasil em treinamentos voltados à Segurança nas Instalações e Serviços em Eletricidade.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , , , , , , ,

Posts anteriores


Comentários ( 2 )

Olá, muito bom o site! Quando você coloca a divisão clássica e espiritualista também entende a clássica como o positivismo? Você poderia me passar a referência bibliográfica da história do dualismo Anáxagoras e Platão? Obrigado!

RodrigoNo Gravatar deixou este comentário em Jan 26 11 ás 21:08

A visão holística traduz inteligência espiritual.

samuel da silva alencarNo Gravatar deixou este comentário em Fev 07 13 ás 2:33

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.




Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.