Postado em 11.28.10 em Curiosidades por Jorge Alves

Cidade louca

Em 1951 uma pequena cidade francesa, Pont Saint Esprit, viu os seus habitantes a desenvolverem um quadro sintomatológico que ainda hoje permanece um mistério.

Pont Saint Esprit

Pont Saint Esprit (via Wikipédia)

Os sintomas começaram por um estado depressivo e alguma agitação; de seguida apareceram problemas digestivos. Muitas destas pessoas desenvolveram também quadros psicóticos. E todos estes sintomas no espaço de dias…

No total cerca de 150 pessoas foram afectam por algum dos sintomas referidos anteriormente e 25 apresentaram um quadro grave que inclui delírios. 4 Pessoas faleceram com espasmos musculares e num estado de colapso cardiovascular.

Muitas hipóteses poderiam ser e foram apontadas tal como histeria colectiva, envenenamento por ergot ou experiências químicas secretas; contudo até a data não há certezas sobre o que realmente se passou.

Via Neuroskeptic: “The Town That Went Mad“.
Link para o artigo: “Ergot poisoning at Pont St. Esprit“.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , ,

Posts anteriores


Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.