Formação Complementar

Esta secção visa fornecer indicações sobre livros e materiais que possibilitem ao formando em Psicologia uma boa formação de base.

Serão indicados livros e materiais recomendados para obter uma boa formação de base em Psicologia e para aprofundar diversos domínios. Estes mesmos materiais são recomendados com base na opinião pessoal dos autores do Portal Rede Psicologia.

Tentamos reunir um leque de manuais e materiais que permitam obter um complemento à formação e/ou cultivar o interesse e conhecimento básico na área da Psicologia.

Tais materiais não poderão nunca e de forma alguma garantir por si só a formação necessária para o exercício ou total compreensão da Psicologia. Para o efeito existem cursos ministrados em diversas Universidades.

Para compreender muitos dos conceitos abordados será necessária uma formação de base adequada, embora estes livros possam ser uma interessante leitura para todos os que se interessam pela área.

Mais importante do que os materiais em si, será o que conseguires fazer da informação. Vai ser necessário investir tempo e estar motivado. Existem também pessoas que afirmam que o café ajuda a processar esta informação, pelo menos a manter-te acordado. :)

(Nota: Por uma questão de comodidade são fornecidos links para páginas da Amazon onde poderá saber mais e comprar o livro se assim o pretender.)

Lista de livros recomendados (as imagens e respectivos links estão no fim da lista):

Change: Principles of Problem Formation and Problem Resolution (Paul Watzlawick, 1974)
Mudança de primeira ordem e mudança de segunda ordem. Provavelmente estes conceitos são-te completamente desconhecidos. Estás disposto a criar uma mudança em ti ao ler este livro?
Talvez revolucione o modo como entendes os problemas que te são apresentados e como por vezes as soluções mais estranhas produzem as verdadeiras mudanças.
O comentário mais interessante (não sei até que ponto credível) que li a propósito deste livro foi o de um psiquiatra que afirmou: “because my patients recovered from their problems at such a rate that I could not find enough to treat…”.

Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders DSM-IV-TR Fourth Edition (Text Revision) (American Psychiatric Association, 2000)
Apesar de toda a controvérsia com a classificação das perturbações mentais e os interesse por trás desta mesma, este é um livro que tenta trazer alguma ordem ao caos da perturbação mental.
Esta tentativa de agrupar e categorizar as problemáticas de ordem mental tem sido seguida por psiquiatras e psicólogos e é relevante quer em termos académicos quer em termos práticos.

Depth Oriented Brief Therapy: How to Be Brief When You Were Trained to Be Deep and Vice Versa (Bruce Ecker e Laurel Hulley, 1995)
Apesar da estranheza que possa suscitar a quem está “formatado” segundo o modelo cognitivo-comportamental, este livro deveria ser uma leitura obrigatória para psicólogos clínicos.
Se és um clínico este livro releva a noção de que cada sessão conta. Os mais sensíveis devem ter atenção pois este livro inclui o conceito de “inconsciente”. ;)
Pretende-se responder à questão: É possível a terapia ser profunda mas breve, tendo em conta as limitações de custo e tempo do cliente?

Learning and Behavior (6th Edition) (James E. Mazur, 2005)
Não há volta a dar, este é o livro para quem quer compreender definitivamente os conceitos ligados à aprendizagem e ao comportamento.
É indispensável para quem está ligado à área do comportamento (animal e/ou humano).
Nota: É bom que apliques uma boa dose de auto-reforço por cada capítulo terminado. ;)

Principles of Neural Science (Kandel, 2008)
Se só pudesses comprar um livro da área da neurociência não há grandes dúvidas. Eric Kandel (prémio Nobel) leva-nos na descoberta do comportamento através do que se sabe sobre os mecanismos biológicos da complexidade que é o comportamento.
Nota: Esta última edição é a cores.

The Science of Emotion: Research and Tradition in the Psychology of Emotion (Randolph R. Cornelius, 1995)
Para além da interessante capa, este livro proporciona uma leitura breve mas elucidativa sobre as teorias clássicas e contemporâneas da pesquisa sobre emoções.
Oferece diversos exemplos quer sejam da vida quotidiana, provenientes da literatura ou da cultura popular. Também tenta facilitar a compreensão relacionando os tópicos com a vida pessoal do leitor.

Atenção: Talvez não seja boa ideia comprar todos os livros de uma vez pois alguns vão exigir bastante tempo e dedicação. Ninguém disse que tentar compreender o comportamento humano é fácil, mas vale a pena. ;)
Outra coisa, estes livros são menos úteis se não tiveres a orientação de um (bom) professor.

Artigos relacionados