Postado em 11.13.08 em Notícias por Jorge Alves

Topografagnosia

Bem vindo. Pode esclarecer as suas dúvidas no formulário de Contacto ou comentando num artigo. Subscreva o nosso feed RSS para não perder nenhum artigo novo. Pode procurar mais informação na secção "Arquivos" ou na barra de pesquisa.

As nossas capacidades de navegação espacial são constantemente testadas quer seja numa viagem nocturna à casa de banho, a ir ao supermercado, ou a localizar uma determinada sala num edifício.

Embora não pareça estas tarefas envolvem processos cognitivos complexos e algumas pessoas chegam a alcançar níveis de verdadeira mestria no que toca a navegação espacial. Veja-se o exemplo dos taxistas que conhecem todas as ruas de uma cidade, incluindo edifícios e moradas específicas.

A maioria de nós toma por garantida esta capacidade e não consegue imaginar que existam pessoas que não conseguem “navegar” o ambiente. São estes últimos os casos de pessoas que por lesão traumática ou outra têm a sua navegação espacial lesada.

A topografagnosia surge pois habitualmente inserida noutros quadros tais como a doença de Alzheimer. Contudo recentemente foi relatado um caso de uma mulher que nunca teve esta capacidade de se orientar no meio ambiente (i.e. topografagnosia desenvolvimental), e que não tem nenhuma lesão aparente.

O relato do caso pode ser lido aqui: http://scienceblogs.com/neurophilosophy/2008/09/developmental_topographagnosia.php

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é doutorando em Psicologia. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: ,

Posts anteriores


Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.




Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.