Postado em 10.23.08 em Notícias por Jorge Alves

Sonhar a preto e branco

Bem vindo. Pode esclarecer as suas dúvidas no formulário de Contacto ou comentando num artigo. Subscreva o nosso feed RSS para não perder nenhum artigo novo. Pode procurar mais informação na secção "Arquivos" ou na barra de pesquisa.

Sonho

Segundo um estudo publicado no New Scientist, as pessoas que em criança viram televisão a preto e branco tendem a sonhar menos a cores.

Note-se que neste estudo foram utilizados questionários de auto-relato e “diários de sonho“.

Na minha opinião será precipitado dizer que ver televisão a preto e branco explica o menor número de sonhos a cores das pessoas. Para além da questão se realmente sonhamos a cores ou esta propriedade só é atribuída na recuperação/recordação do sonho.

Contributos para a discussão nos comentários são bem-vindos.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é doutorando em Psicologia. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas:

Posts anteriores


Comentários ( 5 )

“A verdade é uma mentira que deu certo” P. Watzlawick

Aplico esta máxima a tudo. Tudo é uma percepção. E uma percepção é uma sensação consctruída com significados e linguística associados. Portanto……

Estamos confinados ao mundo das sensações…..

Sabemos que não sabemos :)

joãoNo Gravatar deixou este comentário em Out 23 08 ás 14:30

Alguém que me explique uma coisa, as crianças de antigamente que viam tv a preto e branco, viviam num mundo a preto e branco?! parece-me k não!
Se há pessoas k têm sonhos tão vívidos, que são capazes de descrever detalhes do que sonharam, o que viram, o que sentiram (etc), e sendo o sonho um fenómeno tão ligado, muitas vezes, a vivências que temos no dia-a-dia, por que razão haveríamos nós de sonhar a preto e branco?
Gosto muito dos temas dos sonhos e sono (e tu sabes disso, Jorge) e posso ser leiga na matéria mas, pelo menos num aspecto, julgo ter a certeza que a recordação que temos dos sonhos pode ser enviesada por significados que lhe damos. Sem contar o facto de que ao “analisarmos” o sonho retrospectivamente (acontece o mesmo com as memórias passadas), estamos a recontá-los, a reconstruí-los e portanto não me parece um método muito válido.

RosanaNo Gravatar deixou este comentário em Out 26 08 ás 20:11

@Rosana Bem vinda. Concordo com o comentário pois se a realidade é “a cores” a influência da televisão (a existir) não deve ser relevante.
Também como dizes o método compromete o estudo e já tinha dado conta disso: “Para além da questão se realmente sonhamos a cores ou esta propriedade só é atribuída na recuperação/recordação do sonho.”
Obrigado pelo contributo de qualidade e comenta sempre. ;)

JorgeNo Gravatar deixou este comentário em Out 27 08 ás 0:39

Curiosamente, nunca prestei atenção se os meus sonhos são a cores ou a preto e branco ou se eventualmente se verificou alguma mudança ao longo do tempo, pois eu ainda sou do tempo em que se via televisão a preto e branco ! O certo é que creio que o contexto em que estamos inseridos condiciona os nossos sonhos, o que não significa que perante um ambiente “escuro” não surja algo de colorido!

ana rosa leiteNo Gravatar deixou este comentário em Out 27 09 ás 22:08

Eu não sou daltônico, durante minha infância todas as tvs eram coloridas e mesmo assim sonho em preto e branco. Tempos atrás descobri que não eram todos que sonhavam dessa maneira, por isso resolvi pesquisar. Essa teoria da televeisão preto-e-branco pode até ter uma certa influência. Mas acho errado considerar essa a causa. Isso porque eu e mais alguns que conheço somos prova disso.

HelioNo Gravatar deixou este comentário em Jan 04 10 ás 22:25

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.




Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.