A psicologia cognitiva ou ciência cognitiva é um ramo da psicologia que estuda a cognição, o processo que estará por trás do comportamento. Esta área de investigação abrange vários domínios, como a memória (de trabalho, por exemplo), atenção, percepção, raciocínio, criatividade e resolução de problemas.

Contrariamente à abordagem comportamental, considera a existência de estados mentais internos como o desejo e a motivação.

É um dos ramos recentes de investigação em psicologia. O termo começou a ser usado com livro Cognitive Psychology de Ulrich Neisser em 1967.

A famosa metáfora do computador refere que a o funcionamento humano poderia ser representado da seguinte forma: os processos mentais seriam o software que é executado no hardware que corresponde ao cérebro a partir de inputs (pedaços de informação sobre o meio.

Artigos relacionados


Subscrever Comentários Commentar | Trackback |
Etiquetas:

Posts anteriores


Deixe aqui o seu comentário

(se pretende fazer uma pergunta verifique primeiro se não foi respondida nos comentários acima)


XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>