Aprender Psicologia na Universidade

Está na altura do ano em que muitos estudantes do ensino secundário se preparam para escolher o curso de Psicologia numa Universidade Portuguesa, seja ela pública ou privada.

Em vez de começar já a esclarecer dúvidas, vantagens e desvantagens da escolha deste curso, vou abrir aqui a possibilidade de tu que nos estás a visitar deixares aqui em forma de comentário, ou através de e-mail, as tuas questões.

Update: Por favor, se não encontrar resposta à sua dúvida nos comentários do presente post, verifique se as informações e os comentários do post “Lista de Universidades/Faculdades e Cursos de Psicologia em Portugal (Ensino) e Médias de entrada” respondem à sua questão.

Artigos relacionados


Sobre o autor:  Jorge Alves é estudante de Doutoramento em Psicologia. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas:

Posts anteriores


Comentários ( 13 )

Olá, eu sou uma aluna do 12º ano e estou muito interessada em frequentar o curso de psicologia, de preferencia numa Universidade Pública. Estava a pensar entrar no ISCTE e tenho como provas d ingresso portugues ou matematica ou biologia. Na tua opiniao, qual a melhor universidade com este curso? E qual é a empregabilidade? (Fiz alguma pesquisa mas nao fiquei muito esclarecida a este respeito).
Obrigada

Sara8DBNo Gravatar deixou este comentário em Mai 29 08 ás 23:48

Olá Sara. Antes de mais o que eu te vou dizer é a minha opinião sobre o assunto. Cá vai:
A melhor universidade Pública é a Universidade do Minho (os rankings confirmam) e tem os melhores professores e investigadores. Mas tal como todas também tem defeitos.
Em relação ao emprego, não te vou mentir: não está fácil, mas há outras profissões como os professores de secundário, que estão piores. Para além do mais tirar o curso numa boa universidade e com uma boa nota abre muitas portas.
Como eu costumo dizer: “Os bons arranjam sempre maneira.”
Diz qualquer coisa. Boa escolha. :)
PS: Podes consultar as estatísticas de rankings e empregabilidade em jornais por exemplo.

admin1No Gravatar deixou este comentário em Mai 30 08 ás 10:06

Boa noite.
Tenho andado á procura de uma universidade que tenha o curso de psicologia CRIMINAL. Mas apenas encontro a universidade Egas Moniz em Lisboa, uma universidade particular (penso eu). Nao tenho possibilidade de pagar uma universidade particular neste momento. Gostaria de saber se sabem de alguma universidade com este curso. Agradecia que me ajudassem. Obrigado

Stephany OliveiraNo Gravatar deixou este comentário em Abr 11 09 ás 22:52

olá, já deixei de estudar a alguns anos e gostaria de retomar os meus estudos. Gostaria de seguir psicologia… Mas não sei se posso fazer os exames nacionais, como posso fazer e quais os exames que tenho de fazer. Se me puderes orientar nesse sentido… Desde já agradeço.

SandrinaNo Gravatar deixou este comentário em Mai 02 09 ás 0:20

@Sandrina Olá. Talvez um primeiro passo seja contactar a secretaria de uma escola secundária e/ou a linha de informações do ministério da educação explicando a situação.
Depois diga se conseguiu obter as informações que pretende. Cumprimentos.

Jorge AlvesNo Gravatar deixou este comentário em Mai 02 09 ás 17:29

Olá, eu estou no 12º de Técnicas de Secretariado, mas queria seguir Psicologia Criminal e Forense e gostava de saber como o posso fazer. Se tiver de ir para uma universidade precisa de ser pública.
Pode ajudar-me?

Paula CarvalhoNo Gravatar deixou este comentário em Mai 10 09 ás 17:07

“Boa noite.
Tenho andado á procura de uma universidade que tenha o curso de psicologia CRIMINAL. Mas apenas encontro a universidade Egas Moniz em Lisboa, uma universidade particular (penso eu). Nao tenho possibilidade de pagar uma universidade particular neste momento. Gostaria de saber se sabem de alguma universidade com este curso. Agradecia que me ajudassem. Obrigado”

Olá, tenho exactamente a mesma duvida. se me pudessem ajudar agradecia

InêsNo Gravatar deixou este comentário em Mai 18 09 ás 18:39

@Paula Carvalho e Inês Bom dia. Antes de mais, considero que seria importante contactarem directamente algumas universidades (departamentos de psicologia) e perguntarem quais as possibilidades e requisitos nessas áreas. Podem procurar os números de telefone nos respectivos websites. Para as questões de acesso existem ainda as direcções regionais de educação.
Agora a minha resposta. Que eu tenha conhecimento, em Portugal, para além do curso na Egas Moniz existem pós-graduações em Psicologia Criminal e em Forense. Ou seja, primeiro realiza-se uma licenciatura ou mestrado integrado e depois existe essa possibilidade de especialização (através de um doutoramento ou mestrado antigo, por exemplo).
Contudo, importa ter em conta que nos últimos anos curriculares de mestrado integrado (processo de Bolonha) se realiza-se a escolha de uma área, por exemplo em Psicologia da Justiça (ex: Universidade do Minho). Isto confere já a possibilidade de uma certa “especialização”.
Deixo apenas uma pequena nota: considero que deve existir desde o início da formação uma tentativa de balancear o interesse numa área com a qualidade da instituição de ensino. Importa ter uma sólida formação de base.
Boa sorte.

Jorge AlvesNo Gravatar deixou este comentário em Mai 31 09 ás 9:43

Ola, ando no 9º ano e gostaria de saber que área tenho que escolher para depois seguir um curso de psicologia, tambem gostaria de saber que que provas de ingresso é que tenho e as cadeiras do curso.

RitaNo Gravatar deixou este comentário em Dez 01 09 ás 21:50

tenho 40 anos e só fiz o 12º ano agora, o que fazer para tirar um curso de psicologia?

paula cunhaNo Gravatar deixou este comentário em Dez 02 09 ás 23:15

Olá, estive regularmente á procura de dados relativos ao ingresso para o ensino superior para a Psicologia, a minha situação é esta, eu estou a acabar o ensino secundário/profissional pelo curso “tecnico/profissional de turismo” na ilha da Madeira, e eu queria saber quais as disciplinas e médias para o ingresso (a verdade é que eu encontrei Biologia, Matmática B e Portugês), será possivel entrar com a disciplina de psicologia, é que comecei a estudar esta á parte(devido ao curso não desponibilizar esta matéria)e desperytei então o intresse pela psicologia, então a pergunta é esta: Quais são as disciplinas e médias para o ingresso ao ensino superior na área da psicologia?
Obrigado e continuações

Tiago HMNo Gravatar deixou este comentário em Dez 16 09 ás 17:04

Ola eu sou uma aluna de 10º ano e gostaria de seguir psicologia mas nao sei de nenhuma universidade nem sei qual e a media que e necessario ter sera que me podia ajudar?
Obrigada

AnaNo Gravatar deixou este comentário em Dez 22 09 ás 20:02

@Rita, Paula Cunha, Tiago e Ana Bom dia. Vejam se o post “Lista de Universidades/Faculdades e Cursos de Psicologia em Portugal (Ensino) e Médias de entrada” respondem às questões. Se assim não for poderão contactar a Direcção Regional de Educação que vos está mais próxima ou telefonar para algumas universidades com o curso de Psicologia expondo as vossas dúvidas (os contactos encontram-se através de pesquisa na internet). Digam se conseguiram.
Bom Natal.

Jorge AlvesNo Gravatar deixou este comentário em Dez 26 09 ás 12:56

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta verifique primeiro se foi respondida nos comentários. Tenha em conta que recebemos muitas mensagens por dia o que dificulta uma resposta imediata.


XHTML: Pode usar as etiquetas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



© Copyright 2008-2010 Portal Rede Psicologia