Princípio da Acção em Massa

Bem vindo. Pode esclarecer as suas dúvidas no formulário de Contacto ou comentando num artigo. Subscreva o nosso feed RSS para não perder nenhum artigo novo. Pode procurar mais informação na seccção "Arquivos" ou na barra de pesquisa.

Massa em acção

"Massa" em acção

O Princípio da Acção em Massa (Mass Action Principle) é um princípio que tem sido posto em causa na área das neurociências.
(Não garanto a exactidão da tradução do termo para o português, mas quem lida com conceitos psicológicos em inglês já sabe as dificuldades inerentes numa traducção. O mais certo é surgirem mais 4 ou 5 traduções… E dar origem a artigos de debate sobre o termo a utilizar.)

Este termo e princípio da área das neurociências proposto por Karl Lashley afirma que a diminuição na aprendizagem é proporcional à quantidade de tecido cerebral destruído, e também que quanto mais complexa a tarefa se torna, mais as lesões interferem.

É um conceito interessante mas actualmente sabe-se que o cérebro apesar de funcionar como um todo se escontra especializado, havendo áreas “dedicadas” e especializadas em determinadas funções.

Aproveito para dizer que o conceito foi publicado em 1950 e foi o resultado de 30 anos de investigação. (Não pretendi insinuar que foram 30 anos perdidos…)

Também comento a escolha da foto dizendo que só me lembrei do trocadilho com “Massa (colectiva) em acção/Manifestação”. Aceitam-se sugestões melhores.

Link para a página na Wikipédia

Artigos relacionados

Se você gostou deste post, escreva um comentário e/ou cadastre-se em nosso feed.

Comentários

Ainda não há comentários.

Escreva um Comentário

(obrigatório)

(obrigatório)