A Parapsicologia é uma disciplina que procura demonstrar a existência e as causas das capacidades psíquicas e de vida após a morte utilizando o método científico. A investigação é conduzida em laboratórios, investigações de campo, laboratórios privados e universidades (embora poucas).

Os resulatdos das investigações são por norma publicados em publicações parapsicológicas e alguns artigos apareceram em revistas científicas e jornais públicos.

As experiências têm tentado estudar e provar a pré-cognição, a privação sensorial para estudar a percepção extra-sensorial (outrora financiadas pelo governo americano nos EUA).

Não têm havido provas da existência de capacidades psíquicas extraordinárias e estas disciplina tem sido apelidada de pseudociência.

Note-se que neste artigo o termo parapsicologia se refere ao estudo científico de supostos fenómenos mentais paranormais, e que não houveram ainda quaisquer resultados conclusivos (daí o estatuto de pseudo-ciência referido).

Artigos relacionados


Subscrever Comentários Commentar | Trackback |
Etiquetas:

Posts anteriores


Comentários ( 3 )

Queria saber se parapsicologia é uma cadeira,pós-graduação,mestrado…e em que faculdades portuguesas posso encontrar este “curso”.obrigado

Fábio deixou este comentário em Ago 21 08 ás 19:39

Em algumas universidades (dos EUA por exemplo) é uma área de investigação de psicologia.
Em Portugal que eu tenha conhecimento não existe nenhum tipo de formação a ser dada pelas faculdades portuguesas. Apenas conheço investigações esporádicas feitas por faculdades portuguesas de psicologia, recorrendo a técnicas comuns dessa “área”.

Mas para saber com certeza, nada melhor que perguntar directamente às universidades portuguesas por e-mail ou telefone. ;)

Agradecemos que comparta aqui o que descobrir.

Obrigado por comentar e volte sempre.

Jorge deixou este comentário em Ago 21 08 ás 21:10

Coitada da parapsicologia, antes também chamavam “pseudo-cientistas” àqueles que pensavam que a Terra andava à volta do Sol e deu o que deu…

Rita deixou este comentário em Abr 10 09 ás 14:17

Deixe aqui o seu comentário

(se pretende fazer uma pergunta verifique primeiro se não foi respondida nos comentários acima)


XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>