Postado em 02.25.09 em Curiosidades por Jorge Alves

Oxitocina

Oxitocina

Oxitocina

Oxitocina

A oxitocina, ocitocina no Brasil, é uma hormona produzida pelo hipotálamo e armazenada na hipófise posterior (neuro-hipófise). Esta hormona promove as contrações uterinas durante o parto e está envolvida no aleitamento materno.

A ativação dos córtices insular e cingular anterior e do núcleo paraventricular precede a produção de oxitocina no hipotálamo e a consequente libertação pela hipófise posterior.

Esta hormona é por vezes apelidada de “hormona do amor”, e segundo um artigo de Helen Fisher* (1998) o sistema de vinculação nos mamíferos estará associado com a oxitocina.

Neste momento existem investigações em curso para averiguar um possível papel da oxitocina em diversos comportamentos tais como, reconhecimento social, vinculação, ansiedade, confiança, e comportamento maternal.

*Fisher. H. E. (1998). The attachment system is associated primarily with the peptides, vasopressin, and oxytocin. Human Nature Volume 9, Number 1.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutor em Psicologia. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , ,

Posts anteriores


Comentários ( 2 )

[…] mamilos é a parte mais sensível dos seios. Quando estimulados, ajudam na liberação do hormônio oxitocina, um dos responsáveis pela sensação do orgasmo. Tem vezes que, quando o estímulo é bem […]

Ponto o quê? Descubra o seu ponto! « Pura Volúpia deixou este comentário em Abr 01 10 ás 18:22

Fizeram uma experiência com determinada espécie de ratos que têm relações monogámicas durante toda a vida, ou seja, ratos que têm a(o) mesma(o) parceira(o) toda a vida. A experiência consistiu em retirar a ocitocina do cérebro dos ratos. Resultado: Poligamia total. Entre outras experiências, vários autores levantaram a hipótese desta hormona ser também responsável pela monogamia, ou seja, os machos alfas que andavam aí a espalhar o semen eram suspeitos de ter pouco produção desta hormona. Esta hormona também é fortemente libertada quando uma mulher se “derrete” a olhar para um bébé que não seja seu. Esta hormona tem muito que se lhe diga. Aconselho o livro “O cérebro feminino” de Louan Brenzedine

:)

joaoNo Gravatar deixou este comentário em Mar 04 09 ás 22:27

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.




Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.