Neuropsicologia é a disciplina científica aplicada que estuda a estrutura e função do cérebro no que diz respeito a a processos psicológicos e comportamentos. O termo neuropsicologia foi aplicado ao estudo de lesões humanas e animais. Também tem sido aplicado aos esforços para registar a actividade eléctrica a partir de células individuais (ou grupos de células) em primatas superiores (incluindo alguns estudos de pacientes humanos).

É científica na sua sua abordagem de tratamento da informação e partilha uma visão da mente com a psicologia cognitiva e ciência cognitiva.

É uma das mais eclécticas disciplinas psicológicas, às vezes com sobreposição de áreas, como neurociência, filosofia (especialmente filosofia da mente), neurologia, psiquiatria e ciências informáticas (especialmente por meio da utilização de redes neurais artificiais).

Na prática , os neuropsicólogos tendem a trabalhar na academia (envolvidos na investigação básica ou clínica), contextos clínicos (que implica a avaliação ou tratamento de doentes com problemas neuropsicológicos - ver neuropsicologia clínica), contextos forenses (muitas vezes avaliar as pessoas por razões legais ou processos judiciais ou a trabalhar com infractores, ou comparecer em Tribunal como testemunha especializada) ou na indústria (frequentemente como consultores neuropsicológicos onde o conhecimento é aplicado para a concepção dos produtos ou na gestão de processos de investigação clínico-farmacêutica para medicamentos que possam ter um impacto potencial sobre o funcionamento do SNC).

Artigos relacionados


Subscrever Comentários Commentar | Trackback |
Etiquetas:

Posts anteriores


Deixe aqui o seu comentário

(se pretende fazer uma pergunta verifique primeiro se não foi respondida nos comentários acima)


XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>