Bem vindo. Pode esclarecer as suas dúvidas no formulário de Contacto ou comentando num artigo. Subscreva o nosso feed RSS para não perder nenhum artigo novo. Pode procurar mais informação na seccção "Arquivos" ou na barra de pesquisa.

Albert BanduraAlbert Bandura propôs que o indivíduo é capaz de aprender também através de aprendizagem vicariante, ou seja, através da observação do comportamento dos outros e de suas consequências, com contacto indirecto com o reforço. Entre o estímulo e a resposta, há também o espaço cognitivo de cada indivíduo.

Bandura utilizou uma engenhosa experiência para confirmar tal teoria: o Boneco Bobo ou João-Bobo (como se diz no Brasil). No momento em que o brinquedo era apresentado à criança, esta não tinha quaisquer atitudes hostis com o boneco. Porém, após observar o adulto tendo comportamento agressivo com o brinquedo, a criança também passa a agredi-lo.
O seu estudo não pretendeu incidir sobre possíveis efeitos nocivos da violência na televisão mas apenas demonstrar como podia ocorrer a modelagem social.

Agora é possível ter acesso e ver o vídeo da experiência de forma gratuita: clique aqui.
Pode também ler o artigo original desta experiência clássica da Psicologia: clique aqui.

Artigos relacionados

Bookmark and Share

Subscrever Comentários Commentar | Trackback |
Etiquetas:

Posts anteriores


Comentários ( 1 Comentário )

Grande senhor que ainda está vivo, ainda dá aulas e ainda faz investigação!!

Muito respeito!!

joao deixou este comentário em Jan 15 09 ás 3:10

Deixe aqui o seu comentário

(Se pretende fazer uma pergunta verifique primeiro se não foi respondida nos comentários acima. Tenha em conta que recebemos muitas mensagens e e-mails por dia o que por vezes impossibilita uma resposta imediata.)


XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



© Copyright 2008-2009 Portal Rede Psicologia