Postado em 10.27.09 em Outros por Jorge Alves

Ensino online

Ensino online

mapa-mundo

O ensino online pode ser considerado um processo que permite o acesso ao ensino quando a fonte de informação e o estudante se encontram separados pela distância, tempo ou ambos.

Esta tipologia de ensino tem recebido diversas críticas, contudo recentemente foi publicada uma meta-análise que aponta para vantagens em comparação com o ensino presencial, em termos de ensino e aprendizagem (Link). Contudo, mais estudos são necessários para obter conclusões definitivas sobre a eficácia e eficiência deste tipo de ensino em comparação com o formato tradicional.

Actualmente, existem instituições académicas que oferecem a possibilidade de obter graus académicos por via online, que podem ser obtidos através de um plano de estudos desenvolvido atreves de um computador ligado à internet. As faculdades que disponibilizam esta modalidade de ensino contemplam graus académicos como licenciaturas, mestrados e doutoramentos.

Em Portugal, que eu tenha conhecimento, não existe de momento nenhuma instituição de ensino superior a disponibilizar tais opções, havendo apenas um apoio ao ensino tradicional por meio de plataformas online.

No estrangeiro, e especificamente nos Estados Unidos da América, existem órgãos que garantem a acreditação de tais instituições e cursos providenciados.

Começam também a surgir websites dedicados a analisar a qualidade comparativa das instituições e cursos online fornecidos.

Neste post irei rever o site “Guide to Online Schools “ que visa apoiar na escolha do formato de ensino online e conta com um secção actualizada de rankings destas instituições (Link: 2009 Online College Rankings).

O site em questão pretende estabelecer uma ponte entre os estudantes e as instituições de ensino online disponíveis. Nomeadamente, apresenta-se como uma ferramenta potencialmente útil para quem frequenta, ou tenciona frequentar, o ensino superior nos Estados Unidos da América ou no Canadá.

Importa ter em conta que existem milhares de cursos ministrados de forma online, o que pode acarretar dificuldades na escolha. Para tal convém considerar diversos factores que também são avaliados quando se considera uma universidade de ensino presencial, como por exemplo o prestígio da instituição.

De forma a contornar esta questão, o site conta com um sistema de pontuação de escolas e programas de ensino online. O sistema de pontuação inclui parâmetros como a acreditação, custo, feedback dos estudantes, rácio estudante/faculdade e taxas de sucesso. Conjugados, estes aspectos pretendem possibilitar uma escolha informada a quem procura informação e que se encontra a decidir se há-de frequentar ou não determinada instituição e/ou curso (Link: College Reviews).

Do que me foi possível aferir, através da consulta extensiva do site, este é um projecto que futuramente se pode consolidar como um ponto de informações para quem procura prosseguir os seus estudos através da modalidade emergente que é o ensino online (postas de lado as discussões sobre as vantagens e desvantagens desta modalidade quando em comparação com o ensino presencial).

Em termos de usabilidade, o site apresenta-se simples e intuitivo. Desta forma, a grande quantidade de informação a disponibilizar encontra-se acessível pelos menus laterais, por exemplo. Mas o melhor para testar a usabilidade é mesmo visitar e experimentar

Em conclusão, através da consulta deste site é possível perceber um pouco mais sobre a modalidade de ensino online e as possibilidades disponíveis. Destaco em particular a secção respeitante a Psicologia (Link: Psychology Degrees), pois será à partida de interesse dos visitantes deste Portal.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é doutorando em Psicologia. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: ,

Posts anteriores


Comentários ( 1 Comentário )

Em Portugal existe uma Universidade pública - Universidade Aberta - que funciona de forma exemplar em relação ao ensino online e tem diversos cursos de 1º, 2º e 3º ciclo (licenciaturas, mestrados e doutoramentos)em regime online, em áreas muito distintas.

rosa manuelaNo Gravatar deixou este comentário em Out 04 10 ás 14:50

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.




Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.