Postado em 10.05.08 em Curiosidades por Jorge Alves

Diferença entre Psiquiatra e Psicólogo

Bem vindo. Pode esclarecer as suas dúvidas no formulário de Contacto ou comentando num artigo. Subscreva o nosso feed RSS para não perder nenhum artigo novo. Pode procurar mais informação na secção "Arquivos" ou na barra de pesquisa.

De modo a elucidar um pouco sobre a diferença entre psiquiatras e psicólogos convém primeiro fazer uma distinção entre as duas áreas, falando das diferenças entre psiquiatria e psicologia.

Psiquiatria
Um psiquiatra frequentou uma faculdade de medicina tendo portanto uma licenciatura em medicina. Recebeu formação especializada em psiquiatria para além da formação em medicina comum a todos os médicos. A área de incidência do psiquiatra é a medicação de modo a tratar as doenlas mentais. Contudo esta formação não comtempla necessariamente formação e treino em psicoterapia, e contrariamente ao psicólogos, podem não ter formação em psicoterapia. No entanto muitos psiquiatras compreendem a necessidade de prosseguir a formação e aprender psicoterapia.

Psicologia
Um psicólogo possui uma licenciatura em Psicologia de uma universidade. Geralmente possui formação para investigação e prática seja qualquer a área de especialização (Clínica, Desporto, Organizações…). Na prática clínica, o psicólogo terá um grau em Psicologia Clínica e/ou da Saúde. Uma extensa formação em psicoterapia fornece capacidades para analisar e planear sessões de psicoterapia, de modo a intervir na doença mental.

Caso se interrogue em relação à eficácia e eficiência de cada uma das áreas existem algumas meta-análise sobre a temática. Algumas atribuem valores similares às duas áreas, outros patologias com mais de sucesso usando uma destas abordagens, outras afirmam a superioridade de tratamento combinado. Mas… Cada caso é um caso.

(Desculpem não citar os artigos. Sei que este é um blogue de ciência e por isso devia “seguir as regras”. Mas conto consigo para pesquisar e verificar se o que digo é verdade.)

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é doutorando em Psicologia. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , ,

Posts anteriores


Comentários ( 2 )

@ Amilcar dos Santos De facto, dada a complexidade da “doença mental” é importante uma abordagem multidisciplinar que maximize a avaliação/diagnóstico e as probabilidades de sucesso da intervenção.
Volte sempre.

Jorge AlvesNo Gravatar deixou este comentário em Mar 07 10 ás 21:53

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.




Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.