I Cerimónia de Distinção ORASI - Prof. Óscar Gonçalves
Hotel Tuela, Porto, entre sexta-feira, 16-05-2008 e sábado, 17-05-2008
No âmbito Congresso ORASI, decorrerá a I Cerimónia de Distinção ORASI, onde se irá distinguir um profissional cujo mérito, dedicação e esforço tenha sido ímpar em Portugal. Nesta primeira edição, o homenageado será o Professor Óscar Gonçalves, Professor Catedrático de Psicologia da Universidade do Minho.

O ORASI é uma estatueta registada de design polaco, exclusivamente concebida para a Orasi, baseada no conceito da própria palavra.

Nesta primeira edição, o homenageado foi seleccionado pelo maior número de nomeações atribuído pela Comissão Técnico-Científica e Comissão Consultiva da ORASI assim como por todos os membros supervisores. Ficamos bastante regojizados com a adesão da grande maioria dos membros destas comissões e dos membros supervisores.

É nosso intuito que esta 1ª Cerimónia seja o início de um evento de estimulação de uma cultura de mérito e reconhecimento, onde esperamos que incentive a procura proactiva de supervisão e formação contínua, podendo alargar-se a outras categorias futuramente.

Professor Óscar Gonçalves
Professor Catedrático de Psicologia da Universidade do Minho (UM). Licenciado em Psicologia pela Universidade do Porto e Doutorado em Psicoterapia e Aconselhamento Psicológico pela Universidade de Massachusetts (EUA). Estudou também Neurociências na Universidade de Vigo, em Espanha.

Foi professor na Universidade do Porto, na Universidade de Califórnia, tendo sido professor convidado de várias universidade europeias e americanas.

É professor da Universidade do Minho desde 1989, sendo um dos fundadores do curso de psicologia o qual dirigiu desde o seu início até 1998.

Foi ainda Vice-Presidente do Instituto de Educação em Psicologia durante três mandatos, tendo sido coordenador dos cursos de pós-graduação em psicologia e Director do Mestrado em Psicologia Clínica desde o seu início.

Detentor de vários prémios científicos e profissionais (Fundação Engº António de Almeida; Alumni Award da Universidade de Massachusetts, e Associação dos Psicólogos Portugueses).

Tem mais de uma centena e meia de publicações em revistas e livros nacionais e internacionais, sendo autor de 11 livros, alguns dos quais publicados no estrangeiro. Orientou 24 teses de mestrado e 16 teses de Doutoramento.

O seu foco de pesquisa actual assenta na interacção entre marcadores neurocognitivos e estrutura cerebral e o seu funcionamento em perturbações desenvolvimentais, doenças neurodegenerativas e processos psicopatológicos.

No laboratório de Neuropsicofisiologia que dirige, investiga vários processos cognitivos e a sua relação com as estruturas cerebrais e seu funcionamento (MRI Estrutural e funcional; ERP’s) na Síndrome de Williams; Envelhecimento e Esclerose Múltipla e vários quadros psicopatológicos.

Actualmente é Director do Laboratório de Neuropsicofisiologia e do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho.

Fonte: http://www.orasi.pt/distincao.html

Artigos relacionados


Subscrever Comentários Commentar | Trackback |
Etiquetas:

Posts anteriores


Comentários ( 2 )

O Professor Óscar Gonçalves é um excelente psicólogo, até para quem não gosta de psicólogos!

Se todos falassemos com o Professor, o mundo seria melhor!

João Guedes deixou este comentário em Jul 02 08 ás 22:12

Tive a grata satisfação de conhecer pessoalmente o Prof. Óscar Gonçalves, em Florianópolis, SC, Brasil, em outubro/2008. Para quem já estudava e admirava a sua obra científica, foi fácil ficar encantada com tal simplicidade e simpatia… Quem sabe um dia estarei em Braga, a fazer um doutorado sanduíche, com Dr. Óscar aí e Dr. Cristiano Nabuco aqui…

Lina Sue Matsumoto deixou este comentário em Nov 21 08 ás 20:20

Deixe aqui o seu comentário

(se pretende fazer uma pergunta verifique primeiro se não foi respondida nos comentários acima)


XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>