Postado em 01.23.09 em Curiosidades por Jorge Alves

A interpretação dos sonhos

Bem vindo. Pode esclarecer as suas dúvidas no formulário de Contacto ou comentando num artigo. Subscreva o nosso feed RSS para não perder nenhum artigo novo. Pode procurar mais informação na secção "Arquivos" ou na barra de pesquisa.

A interpretação dos sonhos

Sigmund Freud escreveu o livro “A interpretação dos sonhos” (versão online) que foi publicado em 1899.
Deu início assim à análise dos sonhos que o tornou num “especialista da compreensão dos processo mentais inconscientes”.

A análise dos sonhos, integrada na sua teoria, teve um grande impacto na sociedade desde então e ainda hoje muitas pessoas se interessam em compreender o “significado profundo” dos seus sonhos sem estarem conscientes de que as suas próprias crenças afectam os sonhos e determinam o suposto “impacto dos sonhos” na sua vida. A própria teoria de Freud em geral e a interpretação dos sonhos em particular não podem ser considerados Ciência (ex: aqui e aqui) nos moldes actuais e falham repetidamente a validação científica.

A modo de curiosidade refira-se que de vez em quando surge um ou outro estudo que “encontra evidências” para a teoria de Freud. Veja-se por exemplo este estudo em que as interpretações da imagiologia também são algo “livres” e talvez pudessem ser encaixadas no artigo anterior Estudos de imagologia postos em causa

Bónus: Pelo seu valor histórico deixo o link para o livro A interpretação dos sonhos em pdf.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é estudante de Doutoramento em Psicologia. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , , , ,

Posts anteriores


Comentários ( 2 )

Carl Gustav Jung tem uma perspectiva melhor… aconselho vivamente! Mas claro, Freud vale pela sua atitude e pelo seu génio!

joaoNo Gravatar deixou este comentário em Jan 26 09 ás 2:53

Quando ainda criança, tinha o mesmo sonho, durante alguns anos: ” via, flutuando no espaço um homem sem a pele e que exalava um odor horrível! Depois eu saía caminhando por um deserto(só areia) sem chegar a lugar algum. Tenho 56 anos e, há 15 anos, mais ou menos, foi diagnosticada uma doença genético-degenarativa(ALD>ADRENOLEUCODISTROFIA)em nossa familia. Um de meus irmãos faleceu depois de ficar por 5 anos sofrendo na cama. Um outro irmão e dois primos estão em processo degenerativo…Hoje, faço uma análise e percebo uma correlação…Pode ser?

carlete alves de araujo cruzNo Gravatar deixou este comentário em Jul 01 09 ás 12:01

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.




Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.