Universidade e trabalho desafiador podem prevenir Alzheimer
Frequentar a universidade e depois escolher um trabalho mentalmente desafiador pode ajudar a proteger o cérebro do impacto da doença de Alzheimer na memória, segundo relata a BBC News.
O dano cerebral conduzirá a uma perda de memória mais rápida nas pessoas menos estimuladas intelectualmente.
O estudo em questão utilizou “ressonâncias magnéticas (MRI) para demonstrar que nas primeiras estapas de Alzheimer as pessoas com maior nível de educação tinham menos sintomas de demência que outras com o mesmo nível de dano cerebral” e traz “evidência física”.
Considero que importa notar que estabelecer causalidade seria ingénuo e muito trabalho e investigação terão de ser feitos para destrinçar resultados nesta área. Também podemos ver aqui a máxima “use it or loose it” aplicada pois a função depende em grande parte da prática.


Posts anteriores
Comentários ( 1 Comentário )
joãoSem dúvida. Estimular as nossas sinapses todos os dias e até ao fim dos nossos dias pode prevenir demências. Isso já existem alguns estudos sobre isso.
É preciso é mente aberta e sempre a fazer mais associações entre os neurónios. O que interessa é ter o cérebro “em forma”.
Ler, passear, conhecer novas pessoas, novos lugares, experimentar coisas novas, etc, com uma boa dose de optimismo é muito importante 🙂