Postado em 09.19.10 em Curiosidades por Jorge Alves

Uma estranha ilusão visual – como ver a face distorcida num espelho

Uma estranha ilusão visual – como ver a face distorcida num espelho

ilusão reflexo no espelhoFoi recentemente descrita uma ilusão visual na qual o reflexo da própria pessoa num espelho parece distorcido, sendo que os participantes do estudo que experimentaram a ilusão relataram que viram no espelho desde deformações na face até faces de animais e de seres fantásticos.

A referida ilusão pode ser criada olhando fixamente para o reflexo no espelho, numa divisão pouco iluminada (no estudo foi utilizada uma lâmpada de 25 Watts). Assim, a pessoa deve estar sentada com o olhar fixo no espelho, que deve ser amplo, e com a fonte luminosa por trás. O espelho deve estar posicionado a 40cm da pessoa.

Julgo que esta ilusão, ou outras muito similares, já devem ter sido experimentadas por muitas pessoas enquanto brincadeiras de crianças.

Aliás, segundo li num comentário do Mind Hacks existe mesmo uma historieta de nome “O Espelho” de João Guimarães Rosa no qual é descrito que a personagem experimenta esta ilusão.

Se alguém quiser partilhar a sua experiência com esta ou outra ilusão faça o favor de deixar um comentário.

Link para o artigo: “Strange-face-in-the-mirror illusion“.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: ,

Posts anteriores


Comentários ( 1 Comentário )

Isso ai já percebi várias vezes, até com a luz normal dá para fazer e nem precisa ser com fonte antrás da cabeça não. Você olha para o espeolho no ponto entre os olhos tentando ver os dois olhos ao mesmo tempo atravês da visão periférica e quando mais vai passando o tempo mais imagens bizarras vão aparecendo. É legal de se fazer.

edipoNo Gravatar deixou este comentário em Set 19 10 ás 23:27

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.