Postado em 12.04.08 em Notícias por Jorge Alves

Uma epidemia de diagnósticos de depressão

O Psychiatric News tem um artigo que critica a definição actual de depressão major sugerindo que tem conduzido a que tristeza normal tenha vindo a ser diagnosticada como uma doença mental grave; aumentando assim o número de diagnósticos.

O artigo argumenta que o diagnóstico não contém qualificadores sobre se a reacção é apropriada ao contexto da vida da pessoa. Por exemplo, alguém que ficou desempregado ou sofreu outra forma de tragédia pessoal pode ser considerada tão “mentalmente doente” como pessoas que têm distúrbios de humor similares sem um desencadeador específico.

Deixo aqui o debate aberto: está esta perturbação (depressão major) a ser sobrediagnosticada? O DSM não contém estas noções de reacção apropriada ao contexto?

Link: http://www.psychiatrictimes.com/display/article/10168/1347559

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutor em Psicologia. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: ,

Posts anteriores


Comentários ( 2 )

Olá 😀 Sou estreante por estes lados… e já estou a saltar de link em link… dado o interesse dos posts que encontro - aprecio particularmente a sua correcta documentação com links para artigos originais, etc. Parabéns :)
Quanto à depressão, sim… concordo que está sobrediagnosticada, e que deixou de existir o direito à tristeza :(
Actualmente quase ninguém está triste… e toda a gente relata episódios de depressão o que, a meu ver, é errado e contraproducente para uma boa saúde mental 😀

Beijinhos 😀

LenaNo Gravatar deixou este comentário em Fev 11 10 ás 13:41

Bem-vinda cara Lena. Obrigado pelo seu comentário. Espero que continue a encontrar conteúdos do seu agrado.

Jorge AlvesNo Gravatar deixou este comentário em Fev 12 10 ás 15:57

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.




Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.