Postado em 10.16.09 em Curiosidades por Jorge Alves

Teoria da conspiração sobre o homem na lua

Teoria da conspiração sobre o homem na lua

Ontem comemorou-se o 40º aniversário da chegada a solo lunar. A este respeito muitos de nós vimos, por uma razão ou por outra, a fotografia da pegada de Buzz Aldrin na superfície lunar.

Pegada de Buzz Aldrin na superfície lunar

Pegada de Buzz Aldrin na superfície lunar

Curiosamente, como nota Tom do blog Mind Hacks, a pegada parece ter algo de errado. Segundo o mesmo, a pegada parece levantar-se do chão (em vez de se afundar no chão, como seria esperado).

Tal como explica de seguida, este efeito é devido a um fenómeno visual em que o nosso cérebro utiliza as sombras para inferir a percepção de forma. Ou seja, como estamos “formatados” para assumir que a luz surge de cima, os partes da imagem com sombra por baixo parecem levantar-se na nossa direcção.

O artigo original com a explicação completa pode ser lido em: “The shadows of the moon“.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , ,

Posts anteriores


Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.