Postado em 10.23.08 em Notícias por Jorge Alves

Sonhar a preto e branco

Sonho

Segundo um estudo publicado no New Scientist, as pessoas que em criança viram televisão a preto e branco tendem a sonhar menos a cores.

Note-se que neste estudo foram utilizados questionários de auto-relato e “diários de sonho“.

Na minha opinião será precipitado dizer que ver televisão a preto e branco explica o menor número de sonhos a cores das pessoas. Para além da questão se realmente sonhamos a cores ou esta propriedade só é atribuída na recuperação/recordação do sonho.

Contributos para a discussão nos comentários são bem-vindos.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas:

Posts anteriores


Comentários ( 6 )

“A verdade é uma mentira que deu certo” P. Watzlawick

Aplico esta máxima a tudo. Tudo é uma percepção. E uma percepção é uma sensação consctruída com significados e linguística associados. Portanto……

Estamos confinados ao mundo das sensações…..

Sabemos que não sabemos 🙂

joãoNo Gravatar deixou este comentário em Out 23 08 ás 14:30

Alguém que me explique uma coisa, as crianças de antigamente que viam tv a preto e branco, viviam num mundo a preto e branco?! parece-me k não!
Se há pessoas k têm sonhos tão vívidos, que são capazes de descrever detalhes do que sonharam, o que viram, o que sentiram (etc), e sendo o sonho um fenómeno tão ligado, muitas vezes, a vivências que temos no dia-a-dia, por que razão haveríamos nós de sonhar a preto e branco?
Gosto muito dos temas dos sonhos e sono (e tu sabes disso, Jorge) e posso ser leiga na matéria mas, pelo menos num aspecto, julgo ter a certeza que a recordação que temos dos sonhos pode ser enviesada por significados que lhe damos. Sem contar o facto de que ao “analisarmos” o sonho retrospectivamente (acontece o mesmo com as memórias passadas), estamos a recontá-los, a reconstruí-los e portanto não me parece um método muito válido.

RosanaNo Gravatar deixou este comentário em Out 26 08 ás 20:11

@Rosana Bem vinda. Concordo com o comentário pois se a realidade é “a cores” a influência da televisão (a existir) não deve ser relevante.
Também como dizes o método compromete o estudo e já tinha dado conta disso: “Para além da questão se realmente sonhamos a cores ou esta propriedade só é atribuída na recuperação/recordação do sonho.”
Obrigado pelo contributo de qualidade e comenta sempre. 😉

JorgeNo Gravatar deixou este comentário em Out 27 08 ás 0:39

Curiosamente, nunca prestei atenção se os meus sonhos são a cores ou a preto e branco ou se eventualmente se verificou alguma mudança ao longo do tempo, pois eu ainda sou do tempo em que se via televisão a preto e branco ! O certo é que creio que o contexto em que estamos inseridos condiciona os nossos sonhos, o que não significa que perante um ambiente “escuro” não surja algo de colorido!

ana rosa leiteNo Gravatar deixou este comentário em Out 27 09 ás 22:08

Eu não sou daltônico, durante minha infância todas as tvs eram coloridas e mesmo assim sonho em preto e branco. Tempos atrás descobri que não eram todos que sonhavam dessa maneira, por isso resolvi pesquisar. Essa teoria da televeisão preto-e-branco pode até ter uma certa influência. Mas acho errado considerar essa a causa. Isso porque eu e mais alguns que conheço somos prova disso.

HelioNo Gravatar deixou este comentário em Jan 04 10 ás 22:25

Eu tenho 17 anos e nunk assiti tv em preto e branco e assim os meus sonhos sao em preto e branco

WilNo Gravatar deixou este comentário em Out 24 11 ás 18:42

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.