Obrigado por continuar a preferir o RedePsicologia. Não perca as próximas novidades!

O British Medical Journal publicou esta semana um artigo sobre o Síndrome de Diógenes.

O Síndrome de Diógenes é um termo não oficial que designa a situação em que uma pessoa com idade passa a viver em condições de abandono pessoal sem ter aparentemente qualquer problema mental ou neurológico que expliquem isto, e sem se importar.

O síndrome recebeu o nome inspirado no filósofo Diógenes de Sínope que desistiu da sua vida citadina para viver em pobreza dentro de um barril.

Quem sabe a felicidade não tem nada a ver com circunstâncias materiais…

Link para o artigo

Link para a página da Wikipédia sobre Diógenes de Sínope

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é estudante de Doutoramento em Psicologia. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: ,

Posts anteriores


Comentários ( 1 Comentário )

A felicidade nada a ver tem com o plano material. Claro que havendo condições básicas inerentes à condição humana alcançar a felicidade ou estabilidade é mais fácil. Claro que o problema é quando vivemos nas preocupações materiais. Já diz a sabedoria popular “no meio termo é que está a sabedoria/equilíbrio”.

A felicidade, que não é algo eterno ou duradouro, ou que se possa simplesmente congelar, vai e vem, espera-se é que não haja 2 semanas de intensa tristeza (preenchendo pelo menos os 5 critérios para o ep. depressivo) nem nada que se assemelhe a ideias de grandeza ou algo do género (ep. maníaco).

Guns don´t kill people. People kill People.

Acho realmente que esse síndrome deve estar correlacionado com uma busca suprema pelo sentido da vida, não?

:)

joaoNo Gravatar deixou este comentário em Jan 15 09 ás 3:20

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.


XHTML: Pode usar as etiquetas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.

© Copyright 2008-2010 Portal Rede Psicologia