Postado em 07.28.08 em Outros por Jorge Alves

Raymond Cattell

Raymond Cattell

Raymond Cattell

Raymond Bernard Cattell foi um psicólogo britânico conhecido por explorar uma ampla variedade de áreas na psicologia. Estas áreas incluíram: as dimensões básicas da personalidade e temperamento, um leque de habilidades cognitivas, as dimensões dinâmicas de motivação e emoção, as dimensões clínicas da personalidade, padrões de comportamento social e de grupo, preditores da criatividade e da realização, e muitos métodos de investigação científica e de medição para explorar estas áreas.

Cattell foi produtivo durante toda a sua vida de 92 anos, autor e co-autor com mais de 50 livros e 500 artigos, e mais de 30 testes padronizados.

Um dos mais importantes resultados de Cattell foi a o seu trabalho sobre 16 de factores subjacentes personalidade humana. Ele acreditava que o comportamento poderia ser compreendido se fosse pensado como personalidade.

Embora seja mais conhecido Cattell por identificar as dimensões da personalidade, ele também estudou dimensões básicas de outros domínios: inteligência, motivação, formação profissional e de interesses. Cattell teorizou a existência de inteligência fluída e cristalizada para explicar a capacidade cognitiva humana.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas:

Posts anteriores


Comentários ( 5 )

ola, se possivel me enviarem um material mais amplo da vida de cattell e suas obras, teorias e tudo que estiver envolvido.

obrigada

dellyscleyNo Gravatar deixou este comentário em Ago 26 08 ás 15:29

Olá. Pode efectuar uma pesquisa numa biblioteca ou na internet para encontrar mais informações sobre Cattell.

JorgeNo Gravatar deixou este comentário em Ago 26 08 ás 16:17

Por favor,mandem-me se possível,a bibliográfia desse artigo,ou algum material mais amplo, desses tantos estudos feitos por Cattell.

Por favor peço.

Mui grata desde já

JessycaNo Gravatar deixou este comentário em Out 26 08 ás 6:17

@Jessyca O artigo teve por base a Wikipédia e conhecimentos próprios. Num manual sobre o construto Inteligência e a sua história poderá saber mais.
Volte sempre.

JorgeNo Gravatar deixou este comentário em Out 27 08 ás 0:21

oi eu gostaria se possivel vcs pudessem traduzir essas pag.para o portugues e mim mandassem um material mais aplicado sobre cattell.

pollyannaNo Gravatar deixou este comentário em Nov 12 08 ás 18:21

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.