Postado em 09.05.10 em Legislação por Jorge Alves

Quanto ganha um psicólogo em Portugal?

Quanto ganha um psicólogo em Portugal?

Moedas DinheiroUma leitora do nosso portal questionou-nos via e-mail sobre o valor do salário de um psicólogo.

De modo a fornecer uma resposta o mais precisa possível contactei a Ordem dos Psicólogos que informou que o referente são os valores fixados para a função pública na categoria de Técnico Superior.

Segundo a tabela remuneratória de 2009 (actual 2010) existem 14 posições para um técnico superior que variam entre os valores de 995,51€ e 3364,14€.

Fica aqui o link para a tabela salarial (Portaria n.º 1553-C/2008)  e respectivas posições remuneratórias: http://www.stfpn.pt/comunicados/TAB_LVCR_POSICOES_REMUNERATORIAS.pdf

Para quem trabalha no privado a tabela acima pode servir de referência/indicação. Contudo quem trabalha na modalidade de recibos verdes deverá ter atenção aos 25 a 30% do valor devidos ao contratante bem como os impostos legais a pagar.

Os valores acima referidos são meras informações pois os valores finais aferidos, especialmente no respeitante ao sector privado, podem depender de vários factores tais como: o número de locais onde trabalha, valores impostos pelo contratante, ajudas de custo, posições na tabela de remunerações, estatísticas mensais (i.e. número de casos atendidos).

Importa notar que as oportunidades de trabalho para um psicólogo são variadas (ex: ensino, saúde, investigação) o que poderá fazer diferir os valores aferidos dos valores apresentados.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: ,

Posts anteriores


Comentários ( 1 Comentário )

E no caso de um psicólogo que trabalha numa IPSS, creio que os valores são bem mais baixos e apenas existem 3 categorias, correcto?
Muito obrigada

AlexandraNo Gravatar deixou este comentário em Out 19 10 ás 11:08

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.