Postado em 08.10.08 em Outros por Jorge Alves

Psicologia cognitiva

A psicologia cognitiva ou ciência cognitiva é um ramo da psicologia que estuda a cognição, o processo que estará por trás do comportamento. Esta área de investigação abrange vários domínios, como a memória (de trabalho, por exemplo), atenção, percepção, raciocínio, criatividade e resolução de problemas.

Contrariamente à abordagem comportamental, considera a existência de estados mentais internos como o desejo e a motivação.

É um dos ramos recentes de investigação em psicologia. O termo começou a ser usado com livro Cognitive Psychology de Ulrich Neisser em 1967.

A famosa metáfora do computador refere que a o funcionamento humano poderia ser representado da seguinte forma: os processos mentais seriam o software que é executado no hardware que corresponde ao cérebro a partir de inputs (pedaços de informação sobre o meio.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas:

Posts anteriores


Comentários ( 1 Comentário )

Infelizmente, nossa familia é portadora de ALD(adrenoleucodistrofia); e, para os portadores, estão sendo realizados testes por neuropsicólogos(psicologia cognitiva).
Por isso, li, atentamente, as informações.

carlete alves de araujo cruzNo Gravatar deixou este comentário em Jun 19 09 ás 3:23

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.