Postado em 08.09.08 em Humor, Notícias por Jorge Alves

Ciência do beijo – Porque beijamos?

Porque beijamos? Muitas pessoas já se fizeram esta pergunta. Pois bem existe uma ciência que estuda o beijo e suas origens e funções (filematologia/philematology).

O beijo desencadeia uma cascata de mensagens e químicos neuronais que transmitem sensações, excitação sexual e proximidade.

Os defensores de que o beijo é aprendido, e não inato, referem que em determinadas tribos não se beija. Aliás, 10% da população não beija e não conhece o beijo.

Aqueles que argumentam que o beijo é um instincto inato apontam os comportamentos semelhantes por parte dos animais.Por exemplo, os bonobos “beijam” depois de lutas, para se comfortarem e para desenvolver relações sociais.

Actualmente a teoria mais aceite na comunidade científica é que beijar permite aos humanos “cheirar/snifar” a qualidade do parceiro. Quando as faces estão frente a frente feromonas são transmitidas entre os parceiros e fornecem informação sobre se essas duas pessoas terão uma boa descendência. Por exemplo, as mulheres preferem homens que têm determinadas proteínas do sistema imunitário diferentes das suas. Isto permite descendência com melhores sistemas imunitários do que se fossem iguais. E no fim tudo se resumiria a melhorar as hipóteses de sobrevivência e de ter a melhor descendência possível.

No entanto a explicação de que o ser humano beija porque é bom parece ser uma explicação satisfatória.

Fontes:
http://scienceline.org/2006/10/02/ask-fiore-kiss/
http://www.sciam.com/article.cfm?id=affairs-of-the-lips-why-we-kiss

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas:

Posts anteriores


Comentários ( 2 )

[…] Procurei algumas coisas legais pra relacionar aqui com o Dia do Beijo, mas só aparecem coisas do tipo “o que fazer” ou “o que não fazer” na hora do beijo. Mas, é algo tão pessoal que não precisa de manual pra ensinar. Ops, precisa? Também li duas matérias falando sobre o lado científico do beijo. […]

Papo de Quinta deixou este comentário em Abr 13 12 ás 20:39

qual é o melhor beijo?

vina iquemboNo Gravatar deixou este comentário em Dez 03 12 ás 23:19

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.