Postado em 07.04.09 em Curiosidades por Jorge Alves

Philip Zimbardo – Perspectiva temporal

Philip Zimbardo – Perspectiva temporal

Neste vídeo, Philip Zimbardo dá uma palestra TED onde explica o conceito de “perspectiva temporal“.

Faz também referência à investigação de Walter Mischel para situar o conceito. Deste modo, refere que aquelas crianças que conseguiam adiar a gratificação, na sua famosa experiência, são agora adultos com melhor funcionamento do que aqueles que não o faziam, segundo ele, devido a ser “orientados para o futuro”. Um conceito interessante que, à priori, faz sentido para ser aplicado em várias áreas, tal como na doença mental.

Esperemos apenas que a investigação para este conceito seja melhor ponderada do que a experiência de aprisionamento de Stanford… Vejam o site dedicado à investigação e certamente perceberão porque digo isto, pois fica saliente que a regulamentação ética era escassa (ou seja, quase-inexistente), tal como patente em outra pesquisa da época: a experiência de Milgram. Ambos trabalhos representaram importantes contributos para a psicologia social e para a própria sociedade, contudo, também a imagem da investigação psicológica ficou denegrida. Ou seja, foi de facto uma época que aletrou para a necessidade de estabelecer critérios éticos de protecção dos participantes e de garantir a cientificidade (ex: validade, neutralidade, etc. ) na área da psicologia.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , , ,

Posts anteriores


Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.