Postado em 03.19.09 em Notícias por Jorge Alves

Perfeccionismo

Perfeccionismo

O perfeccionismo consiste na perseguição patológica de padrões elevados inatingíveis, e pode aparecer associado a ansiedade, depressão e perturbações alimentares.

O jornal The Boston Herald tem um artigo interessante sobre perfeccionismo. Destaco que neste artigo a perturbação é descrita como “uma fobia em relação a cometer erros” e como o “sentimento de que ‘se cometo um erro, será catastrófico.’”.

O artigo refere ainda algo que pode ajudar a compreender a linha que separa o perfeccionismo de um estado mais adaptativo: “A questão é como interpreta os seus próprios erros e falhas inevitáveis. Fazem-no sentir mal sobre si próprio de forma global? Um lance de ténis falhado fá-lo atirar a raquete ao chão? Considera que qualquer coisa inferior a 100% vale tanto como um zero?”.

Link: When perfectionism becomes a problem

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutor em Psicologia. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , , ,

Posts anteriores


Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.




Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.