Oxitocina aumenta sentimentos de inveja e regozijo

A oxitocina, ou ocitocina, tem sido associada ao estabelcimento de laço sociais, sendo conhecida como a “hormona da confiança”.

Contudo, um estudo recente refere que a oxitocina aumenta sentimentos de inveja e regozijo perante o infortúnio alheio. Para conduzir a investigação recorreram a um paradigma experimental frequente neste tipo de pesquisa, pedindo aos sujeitos para participarem num jogo competitivo. Destes, metade recebiam spray nasal contendo a hormona ocitocina e a outra metade inalavam uma substância placebo.

Desta forma, o papel da oxitocina na interacção humana parece ser mais amplo do que anteriormente se pensava.

Link para o artigo: Intranasal Administration of Oxytocin Increases Envy and Schadenfreude (Gloating).

Artigos relacionados


Sobre o autor:  Jorge Alves é estudante de Doutoramento em Psicologia. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: ,

Posts anteriores


Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta verifique primeiro se foi respondida nos comentários. Tenha em conta que recebemos muitas mensagens por dia o que dificulta uma resposta imediata.


XHTML: Pode usar as etiquetas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



© Copyright 2008-2010 Portal Rede Psicologia