Postado em 04.17.10 em Curiosidades por Jorge Alves

O que é uma ilusão?

O que é uma ilusão?

Após ler que a barra de progresso de download é uma ilusão, pensei de novo como estas diversas situações conhecidas como ilusões são um fenómeno interessante e fantástico.

Ilusão conhecida como "O quarto de Ames"

Ilusão conhecida como "O quarto de Ames"

As ilusões são situações em que os estímulos são percepcionados de forma diferente ao que são na realidade. Por exemplo, ouvir um som a aumentar quando na realidade se mantém constante (o que seria neste caso uma ilusão auditiva) ou vermos uma pessoa maior do que ela é na realidade devido à confusão entre tamanho e distância relativos dos outros objectos (veja o exemplo da ilusão conhecida como quarto de Ames).

Muitas destas ilusões não são completamente entendidas, contudo o seu estudo providencia uma compreensão sobre a forma do nosso cérebro organizar a estimulação sensorial (e deixa-nos de boca aberta com as capacidades deste órgão).

As ilusões, sejam elas na modalidade óptica, auditiva, táctil, olfactiva ou gustativa, podem recordar-nos como os nossos sentidos, e a organização da informação pelo cérebro, são falíveis. Contudo também nos alertam para as capacidades extraordinárias de originar uma experiência coerente e garantir que sejamos capazes de nos adaptar ao meio que nos rodeia (pelo menos na maioria das vezes). Aliás, como veremos no seguinte post, basta uma quantidade mínima de informação para o nosso cérebro organizar e inferir um padrão coerente a partir do que à partida parece um conjunto aleatório e sem sentido de informação (algo que também é visível no fenómeno de apofenia e pareidolia).

Não perca o próximo post e veja quão bom é o ser humano a dar sentido a um conjunto de pontos (em movimento)…

Update: Já pode ver o post sobre movimento biológico e percepção de movimento.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , ,

Posts anteriores


Comentários ( 1 Comentário )

[…] como prometido no post anterior onde nos debruçamos sobre o que é uma ilusão (perceptiva), vamos agora ver como o cérebro humano é capaz de organizar um conjunto de […]

Movimento biológico - um caso interessante de percepção de movimento deixou este comentário em Abr 18 10 ás 15:59

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.