Postado em 03.11.10 em Curiosidades por Jorge Alves

O quarto de Ames e a Lei de Emmert

No vídeo que se segue podem ver o Dr. Vilayanur S. Ramachandran a explicar a ilusão óptica/visual “quarto de Ames”, que é um clássico da área da Percepção.

Esta ilusão baseia-se na Lei de Emmert que postula que o tamanho e a distância são confundidos pelo nosso sistema perceptivo, ou seja, objectos longínquos podem parecer ter o mesmo tamanho de objecto próximos.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , ,

Posts anteriores


Comentários ( 1 Comentário )

[…] As ilusões são situações em que os estímulos são percepcionados de forma diferente ao que são na realidade. Por exemplo, ouvir um som a aumentar quando na realidade se mantém constante (o que seria neste caso uma ilusão auditiva) ou vermos uma pessoa maior do que ela é na realidade devido à confusão entre tamanho e distância relativos dos outros objectos (veja o exemplo da ilusão conhecida como quarto de Ames). […]

O que é uma ilusão? deixou este comentário em Abr 17 10 ás 18:51

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.