Postado em 02.28.09 em Notícias por Jorge Alves

Nova descoberta sobre as placas de Alzheimer

Nova descoberta sobre as placas de Alzheimer

As placas amilóides ligadas à doença de Alzheimer poderão ter um impacto mais significativo no cérebro do que se pensava previamente.

Já era conhecido que os depósitos danificavam os neurónios mas agora foi demonstrado o impacto nos astrócitos, que ocupam mais de metade do volume cerebral e servem funções de suporte mas também de sinalização. As placas amilóides induziram uma maior actividade por parte dos astrócitos.

Assim, fica lançada a noção de que as placas amilóides podem desempenhar um papel mais complexo na alteração das funções cerebrais do que anteriormente se imaginava. Paralelamente esta descoberta também abre portas para novos alvos de medicações que tratam o Alzheimer.

Link: Alzheimer’s plaques ‘big impact’.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , , , , , ,

Posts anteriores


Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.