Postado em 04.18.10 em Curiosidades por Jorge Alves

Movimento biológico

Movimento biológico – um caso interessante de percepção de movimento

movimento biológicoTal como prometido no post anterior onde nos debruçamos sobre o que é uma ilusão (perceptiva), vamos agora ver como o cérebro humano é capaz de organizar um conjunto de estímulos, neste caso pontos, numa forma coerente.

Centremo-nos então no fenómeno do movimento biológico, recorrendo especificamente a experiências em que são usados pontos.
Este é um termo relacionado com a percepção de movimento que consiste no processo de inferir a velocidade e direcção de determinado(s) elemento(s). Apesar de não o parecer, é difícil compreender em termos neurais como estimamos (e bem, na maioria das vezes) estes parâmetros. Aliás, em termos computacionais isto têm-se revelado verdadeiramente difícil e para tal recorre-se ao contributo de diversas disciplinas científicas tais como a Psicologia e várias Engenharias.

O movimento biológico designa pois o fenómeno de um objecto animado em movimento. Como referido anteriormente, os estímulos preferidos de muitas das pessoas que se dedicam a esta área são pontos em movimento.

Na demonstração que se segue podemos ver um exemplo de um conjunto destes pontos, conhecido como “point light walker”.

O que à partida parece um conjunto de pontos sem sentido toma uma nova dimensão quando em movimento. (Faça duplo-clique na imagem para iniciar e parar.)

Animação via página Perceptual Illusions

Estímulos como estes possibilitam aos cientistas dedicados à percepção estudar de que forma se processa o movimento biológico e quais as áreas cerebrais possivelmente envolvidas nestes mecanismos.

Podem ainda ver neste demo (clique na palavra demo para ver uma página com uma demonstração) como o nosso sistema perceptivo é capaz de destrinçar outras características destes “point-light walkers” tal como o humor e género. E tudo isto é inferido pelo cérebro humano a partir de apenas de uns pontos em movimento…

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , , ,

Posts anteriores


Comentários ( 1 Comentário )

[…] Update: Já pode ver o post sobre movimento biológico e percepção de movimento. […]

O que é uma ilusão? deixou este comentário em Abr 18 10 ás 16:03

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.