Postado em 07.14.09 em Curiosidades por Jorge Alves

A memória oculta – Criptomnésia

A memória ocultaCriptomnésia

A criptomnésia é o termo utilizado para descrever o plágio inadvertido, ou por outras palavras, não intencional.

Este tem sido um fenómeno alvo de um considerável esforço de investigação, muitas vezes através de experiências laboratoriais simples mas esclarecedoras.

A revista online Newsweek possui um artigo que versa sobre casos (supostamente) genuínos de falhas sobre a fonte da memória, ou seja, casos em que as pessoas recordavam determinada informação mas não a origem da mesma.

Se o leitor quiser experimentar o fenómeno mnésico abordado, de modo a perceber o que é a criptomnésia, tente lembrar-se de uma grande ideia; agora tente recordar-se se foi da sua autoria, lida num livro ou a ouviu da boca de um amigo. Tem a certeza que foi realmente uma ideia criada por si?

Link para o artigo da Newsweek: You Didn’t Plagiarize, Your Unconscious Did.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , , , ,

Posts anteriores


Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.