Postado em 12.05.09 em Curiosidades, Humor por Jorge Alves

Medo excessivo de palhaços – coulrofobia, bozofobia ou ballatrofobia

Medo excessivo de palhaços – coulrofobia, bozofobia ou ballatrofobia

Existe a crença popular de que existe uma fobia a palhaços e que este é um fenómeno comum. Aliás todas aquelas palavras estranhas no título designam tal fenómeno.
Contudo, não encontrei evidências sólidas sobre a existência de tal diagnóstico relacionado com ansiedade em relação a palhaços.

A única “evidência” que consegui encontrar foi este vídeo no YouTube sobre o tratamento da fobia a palhaços.

Depois de ver o vídeo acho importante reflectir que, provavelmente, na maioria dos casos podemos estar na presença apenas de medos e não de medos excessivos ou fobias. Talvez daí resulte a aparente ausência da expressão “fobia a palhaços” na área da psicologia.

Nota: Após pesquisar um pouco mais encontrei um artigo académico (?) (link) sobre este tópico e que de a existência da “fobia a palhaços” e afirma que “as crianças são muito reactivas a um corpo familiar com uma cara desconhecida”. Achei curioso embora não me parece que um só artigo publicado sobre o assunto me faça mudar de opinião.

De qualquer forma, talvez o reconforte saber que os palhaços também fazem coisas boas como ajudar as crianças a ficar menos ansiosas antes de uma operação (Veja no nosso artigo anterior “Terapia do riso, com palhaços profissionais“).

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , ,

Posts anteriores


Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.