Postado em 06.14.09 em Notícias por Jorge Alves

Mais alterações no novo DSM-V – grandes mudanças?

Mais alterações no novo DSM-V – grandes mudanças?

Na sequência de posts prévios sobre alterações do DSM-IV-TR para o DSM-V (“DSM-V em segredo e adiado para 2012” e “Possível escândalo no novo DSM“), existem agora novas informações.

O novo manual psiquiátrico, a ser lançado em 2012, incorporará avaliações dimensionais para depressão, ansiedade, défice cognitivo e distorção da realidade. Desta forma o clínico poderá diagnosticar uma perturbação psicótica e classificar estas quatro dimensões, de modo a caracterizar o paciente de uma forma mais detalhada.

Contudo, como relata o site PsychCentral, asaletrações realizadas não significm uma grande mudança. A própria APA reconhece que seria impossível retreinar 300000 profissionais de saúde mental (já para não falar dos médicos de clínica geral) . Desta forma o DSM-V procede como os seus antecessores e introduz apenas afinações de forma incremental.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: ,

Posts anteriores


Comentários ( 1 Comentário )

[…] Mais alterações no novo DSM-V – grandes mudanças? […]

DSM-V adiado de novo deixou este comentário em Dez 12 09 ás 23:47

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.