Postado em 08.03.09 em Notícias por Jorge Alves

Investigação Portuguesa sobre Stress e Decisões publicada na revista Science

Investigação Portuguesa sobre Stress e Decisões publicada na revista Science

“A revista Science publicou hoje (31/07/09), em formato de full-paper, um estudo conduzido por oito neurocientistas portugueses – no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho – que vem comprovar que a exposição crónica a stress influencia os processos de decisão, tornando-os mais dependentes de hábitos e menos orientados por objectivos.

O estudo – “Chronic Stress Causes Frontostriatal Reorganization and Affects Decision-Making” – foi realizado por Eduardo Dias-Ferreira e colaboradores, sendo a equipa liderada por Nuno Sousa (ICVS) e Rui Costa (National Institutes of Health e Fundação Champalimaud).

O trabalho agora publicado tem importantes implicações em várias áreas. A demonstração de que o stress favorece decisões habituais tem impacto na etiologia de várias patologias neurológicas e psiquiatrícas, nomeadamente pertubações obsessivo-compulsivas e comportamentos aditivos. Contudo, as consequências deste achado ultrapassam os limites dos quadros patológicos, sendo relevantes para as nossas actividades diárias. O estudo permite compreender melhor quais os factores que influenciam os processos de tomada de decisão e, em particular, o modo como a exposição prolongada ao stress afecta os circuítos cerebrais que determinam as nossas (menos boas) decisões, na medida em que decisões que normalmente teriam em linha de conta as respectivas consequências, passam a ser baseadas em hábitos. Assim, em última análise, esta descoberta abre novas perspectivas para a modulação dos processos de decisão.

Neste momento, a equipa de investigadores está a explorar mecanismos moleculares e funcionais que estão na base deste achado, de forma a desenvolver no futuro novas estratégias com implicações nos processos de decisão, nomeadamente com finalidades terapêuticas.”
Via Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho

Veja ainda um vídeo do excerto noticioso na RTP1:

Pode também consultar o artigo na revista Science: Chronic Stress Causes Frontostriatal Reorganization and Affects Decision-Making

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , , , , ,

Posts anteriores


Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.