Bem vindo. Pode esclarecer as suas dúvidas no formulário de Contacto ou comentando num artigo. Subscreva o nosso feed RSS para não perder nenhum artigo novo. Pode procurar mais informação na seccção "Arquivos" ou na barra de pesquisa.

Capa de um álbum (The Roots-Phrenology) inspirada na Frenologia

Capa de um álbum (The Roots-Phrenology) inspirada na Frenologia.

A Frenologia é um campo de estudo extinto que afirmava ser capaz de determinar faculdades, o carácter, características da personalidade, e traços de criminalidade através da forma da cabeça.

A corrente desenvolvida pelo médico alemão Franz Joseph Gall por volta de 1800, e com o pico no século XIX, está agora desacreditada e classificada como uma pseudo-ciência.

As diferentes faculdades mentais e os comportamentos teriam a sua representação em partes particulares de órgãos ou do cérebro. Estas áreas seriam proporcionais a cada indivíduo, dado as propensões e importância da faculdade mental e personalidade, e o osso sobrejacente ao crânio reflectiria estas diferenças.

A tentativa de localizar as faculdades/capacidades na cabeça remonta ao filósofo Aristóteles da Grécia antiga. No entanto, as primeiras tentativas cientificas de medir o formato de um crânio e tentar estabelecer uma suposta relação com a personalidade foram feitas pelo médico alemão Franz Joseph Gall (1758-1828), fundador e pai da Frenologia.

Artigos relacionados


Subscrever coment�rios Comentários | Trackback |
Post Tags:

Posts anteriores


Comentários ( 3 )

O nosso cérebro é do tamanho de uma galinha e pesa mais ou menos o mesmo ;)

portanto quando formos ao supermercado, vamos pegar numa galinha embalada e vamos por momentos olhá-la e imaginá-la doutra perspectiva :D

joao added these pithy words on Jan 15 09 at 3:23

Já me esquecia, a curiosidade das curiosidades, quando morreu o Joseph Gall, como é óbvio abriram-lhe o cránio….

e para espanto dos investigadores da época…. estava abaixo da média considerada como inteligente.

:D

joao added these pithy words on Jan 15 09 at 3:24

e mais uma nota, esse album de The Roots é muito bom. Checkem aí no youtube a musica “the seed”

joao added these pithy words on Jan 15 09 at 3:32

Comentar...


XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>