Francis Galton

Francis Galton

Francis Galton, meio-primo de Charles Darwin, foi um antropólogo, explorador, geógrafo, inventor, meteorologista, psicometrista, e estadista.

Galton era prolífico e produziu mais de 340 jornais e livros em toda a sua vida. Ele também criou o conceito de correlação estatística e a conhecida regressão em direcção à média. Foi o primeiro a aplicar métodos estatísticos para o estudo das diferenças humanas e da inteligência, e introduziu o uso de questionários e inquéritos para a recolha de dados sobre as comunidades humanas, que ele precisava para fazer a genealogia e biografia nas suas obras e estudos antropométricos. Ele foi um pioneiro em eugenia, tendo cunhado a frase “natureza versus nutrir”.

Como um investigador da mente humana, ele fundou a psicologia diferencial. Concebeu também um método de classificação de impressões digitais que se revelaram úteis na ciência forense. Como o iniciador de meteorologia científica, ele desenvolveu o primeiro mapa meteorológico, propôs uma teoria da anticiclones, e foi o primeiro a criar um registo completo de curto prazo de fenómenos climáticos à escala europeia.

Artigos relacionados


Subscrever Comentários Commentar | Trackback |
Etiquetas:

Posts anteriores


Deixe aqui o seu comentário

(se pretende fazer uma pergunta verifique primeiro se não foi respondida nos comentários acima)


XHTML: Pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>