Bem vindo. Pode esclarecer as suas dúvidas no formulário de Contacto ou comentando num artigo. Subscreva o nosso feed RSS para não perder nenhum artigo novo. Pode procurar mais informação na secção "Arquivos" ou na barra de pesquisa.

Falsos elogios

Uma investigação sugere que elogiar alguém pode funcionar mesmo quando a pessoa tem consciência de que o elogio não é sincero.

No referido estudo foram apresentados às pessoas anúncios de uma loja que elogiavam o bom gosto para a moda do participante. Quando as pessoas tinham de dizer se gostavam da loja, aquelas às quais não era dado muito tempo para pensarem respondiam de forma mais favorável.
Se as pessoas fossem envolvidas numa actividade de auto-crítica o efeito era aumentado, contudo era quase nulo quando a actividade era de auto-afirmação.

Ou seja, as pessoas “mais em baixo” poderão estar mais susceptíveis a acreditar em elogios falsos.

Acho que vou deixar de ver anúncios publicitários quando estiver triste ou chateado…

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é estudante de Doutoramento em Psicologia. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: ,

Posts anteriores


Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta verifique primeiro se foi respondida nos comentários. Tenha em conta que recebemos muitas mensagens por dia o que dificulta uma resposta imediata.


XHTML: Pode usar as etiquetas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



© Copyright 2008-2010 Portal Rede Psicologia