Postado em 10.24.09 em Curiosidades, Notícias por Jorge Alves

Dor de cabeça, alucinações e privação sensorial, literacia, ansiedade e efeitos secundários específicos de placebos

Dor de cabeça, alucinações e privação sensorial, literacia, ansiedade e efeitos secundários específicos de placebos

Que tem isto tudo em comum? Para efeitos deste post, muito pouco para além do interesse científico. É apenas um aglomerado de interessantes achados dos últimos tempos.

– Parece ser que as dores de cabeça são muito mais prevalentes nos neurologistas do que na população em geral. (Link: The prevalence of migraine in neurologists.)

– A privação sensorial durando apenas 15 minutos é suficiente para despoletar alucinações em pessoas saudáveis segundo um estudo recente. (Link: The psychotomimetic effects of short-term sensory deprivation.)

– Uma curiosa investigação sobre como a estrutura cerebral se modifica em resultado da aprendizagem da escrita e de leitura de um grupo de adultos incapazes de ler ou escrever. Neste caso como os participantes era ex-membros da guerrilha da Colômbia que nunca tinham frequentado a escola e são adultos, esta investigação providenciou um setting experimental natural em que foi possível controlar efeitos de escolarização prévia ou de efeitos de maturação/desenvolvimento. (Link: An anatomical signature for literacy.)

– Pode ler um bom artigo noticioso sobre a ansiedade e a influência do temperamento ansioso ao longo da vida na seguinte ligação: Understanding the Anxious Mind.

– Os pacientes que participaram em estudos clínicos relataram efeitos secundários derivados de placebos (para a dor de cabeça). Curiosamente estes efeitos secundários foram quase tão frequentes como os do medicamento real em estudo e tão específicos como o do medicamento que serviu de comparação. (Link: A systematic review of adverse events in placebo groups of anti-migraine clinical trials.)

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , , , , , , ,

Posts anteriores


Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.