Postado em 05.19.10 em Curiosidades por Jorge Alves

O cão que sabe contar até 10 – O fenómeno Clever Hans

O cão que sabe contar até 10O fenómeno Clever Hans

No vídeo que se segue podem ver um cão a contar, aparentemente.

Mas será que está mesmo a contar?

Para respondermos a esta questão vamos recuar no tempo e recordar um cavalo que “sabia” fazer contas; o cavalo conhecido como “Clever Hans“.

Clever Hans | Fonte: Wikipedia

Este cavalo aparentava conseguir realizar cálculos. Por exemplo, quando questionado sobre quanto eram 2 + 3 batia 5 vezes com a sua pata. Incrível, não é?
Contudo, uma análise detalhada permitiu compreender que o cavalo não estava a lidar com conceitos matemáticos mas sim a responder a pistas posturais subtis e inconscientes da pessoa que fazia as perguntas. Ou seja, o cavalo respondia sem consciência do significado das suas acções.

Tendo tudo isto em conta já não parece tão incrível ver uma notícia sobre um cão que [afinal não] sabe contar. Especialmente quando a pessoa que pede para contar segura um pedacinho de comida que pode ser aproximado ao cão quando este atinge o número de latidos pretendido. Acho que é uma pista muito menos subtil (e mais intencional) do que alterações posturais…

Portal Rede Psicologia – Quebrando o sensacionalismo das notícias televisivas desde 2008.

Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:  Jorge Alves é Doutorado em Psicologia. Neuropsicólogo Clínico. Investiga na área das Neurociências. Criador e autor principal do Portal RedePsicologia.com.



Subscrever Comentários Comentar | Trackback |
Etiquetas: , , , ,

Posts anteriores


Comentários ( 2 )

O cão que sabe contar até 10 – O fenómeno Clever Hans [vídeo]…

No vídeo que se segue podem ver um cão a contar, aparentemente. Mas será que está mesmo a contar?…

chuza.org deixou este comentário em Jun 24 10 ás 10:07

Já acho incrivel que o cao ou o cavalo sejam tao bons a percepcionar sinais vindos dos humanos, ainda por cima tao subtis que a maioria dos humanos nao os percepcionam automaticamente. Isso já me dá que pensar.

ecilaNo Gravatar deixou este comentário em Mai 20 10 ás 0:34

Deixe aqui o seu comentário

Se pretende fazer uma pergunta sobre este artigo verifique primeiro se a mesma já foi respondida nos comentários. Devido à grande quantidade de comentários e e-mails que recebemos, nem sempre é possível uma resposta imediata. Contudo, tentamos dar resposta a todos os leitores.