Área cerebral responsável pela emoção encontrada num peixe morto
Bem vindo. Pode esclarecer as suas dúvidas no formulário de Contacto ou comentando num artigo. Subscreva o nosso feed RSS para não perder nenhum artigo novo. Pode procurar mais informação na secção "Arquivos" ou na barra de pesquisa.
Área cerebral responsável pela emoção encontrada num peixe morto
Um interessante, simples e divertido estudo encontrou activação no cérebro de um peixe morto (concretamente num salmão) enquanto este “via” imagens de faces humanas. Claro que este achado só podia estar ligado a testes estatísticos e mais precisamente à necessidade de controlar a ocorrência de erros do Tipo I (falsos positivos) nos estudos que recorrem a fMRI…
Tal necessidade surge pois, usualmente, neste tipo de estudos se recorre a múltiplas comparações. Ou seja, efectuam-se diversos testes estatísticos o que por si mesmo aumenta a probabilidade de encontrar algum resultado de interesse, ainda que por acaso. Poderíamos fazer uma analogia a disparar uma arma para o ar de forma aleatória mas repetidamente; assim, se realizássemos um número muitíssimo elevado de disparos talvez acertássemos num pássaro, ou em outra coisa qualquer, por mero acaso e sem estarmos à espera (provavelmente esta analogia bélica deve ter sido a pior analogia de sempre nas áreas da estatística e da neurociência…).
Em vez de continuar com analogias recomendo que leiam as reflexões que podem encontra em blogs como Neuroskeptic, Mind Hacks e no blog de um dos autores do estudo, o blog Prefrontal.org.
Adicionalmente, podem ler mais sobre aspectos a ter em conta na investigação com recurso a imagiologia no post “Estudos de imagiologia cerebral postos em causa“.

